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04/10/2021 Dicas

06 dicas de como montar uma newsletter de valor

06 dicas de como montar uma newsletter de valor

Está procurando uma forma de agregar mais valor à sua comunicação com atuais clientes e possíveis leads? Então, uma newsletter bem feita pode ser a resposta para você. Para te ajudar, daremos aqui algumas dicas de como montar uma newsletter para não botar defeito.

Primeiramente…

O que é uma newsletter?

É um e-mail. Sim, simples assim. Mas bem mais elaborado do que o seu rotineiro “Segue documento anexo. Atenciosamente…”. Uma newsletter é um tipo específico de e-mail que, diferentemente do email marketing, busca comunicar um tema recorrente. Logo, podemos deduzir que uma newsletter tem em seu foco o consumo de conteúdo. Já em um email marketing, o foco é um produto/serviço ou uma promoção especial.

O objetivo da newsletter não é só fazer propaganda (ainda que discreta), mas também firmar os laços entre sua empresa e seus clientes (ou futuros clientes, os tão famosos leads).

Segundamente…

Chega de blá-blá-blá! Vamos às dicas de como montar aquela newsletter supimpa!

1. Defina o público-alvo

Toda boa estratégia de marketing tem como um dos seus pilares o público. Afinal, não adianta usar as melhores ferramentas, você NÃO VAI vender carne de porco para um rabino. Então, conheça muito bem o seu público, pois ele pode não ser um consumidor de e-mails tão voraz quanto você gostaria, ou, talvez, você apenas precise adaptar a frequência da newsletter.

Ahh, conhecer o público é importante, também, porque se você fizer envio de newsletter para uma lista de contatos fria, muito provavelmente terá muitos cancelamentos e isso pode ser um problema a longo prazo.

2. Dores e desejos

As pessoas compram produtos e serviços por uma das duas seguintes razões: dor ou desejo. O a pessoa tem uma dor que precisa ser resolvida, ou ela tem um desejo que precisa ser aplacado. Geralmente, serviços (como é o caso de um conteúdo digital) são consumidos por uma dor. Então, entenda a dor do seu público e resolva-a…com seu conteúdo, é claro.

3. Valor ≠ Preço

Preço é o que o seu cliente paga pelo seu produto ou serviço. Valor é a fidelidade do seu cliente pelo seu produto ou serviço. Quanto maior o valor, menos importante será o preço para o seu cliente. Sendo assim, venda o seu produto, mas doe o seu conhecimento. Se você dá informação ao seu público, você transmite uma imagem de confiança e autoridade, além de agradar. Afinal, quem é que não gosta de alguma coisa gratuita, né, não?

Portanto, procure distribuir valor em sua newsletter, para, depois, poder cobrar o preço que você quiser.

4. Tempo é dinheiro

E as pessoas parecem estar sem um e nem outro. Por isso, seja breve. Uma newsletter deve ser sucinta. Ir direto na dor! “Se é isso que o cliente quer/precisa, é isso que ele vai ter!”. E ponto final.

5. De novo, e de novo, e de novo…

Lembra que a newsletter é um tipo específico de e-mail usado para um tema recorrente? Pois bem, defina a periodicidade ideal para o seu conteúdo. Como? Através de um método científico infalível: tentativa e erro. Pois é, não existe fórmula certa. Geralmente, uma newsletter é enviada semanalmente, mas tudo vai depender do tempo que você precisará para montar a newsletter seguinte. O que importa é manter a frequência para que seu público saiba quando sua news (quentinha do forno) será entregue!

6. O bom e velho boca-a-boca

Mesmo com todas as ferramentas do século XXI (não precisa saber ler números romanos rs), o bom e velho boca-a-boca ainda tem seu valor. Por isso, incentive o compartilhamento da sua newsletter por parte dos seus assinantes. Conceda benefícios ou descontos especiais para que seu público traga mais público rs.

É claro que essas são algumas dicas valiosas de muitas outras que ainda compartilharemos com vocês. Mas, como dissémos aqui, devemos ser breves (e não só em uma newsletter). Por isso, se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Estamos pronto para atender e ajudar.