A arte de contar uma história já se tornou algo natural para a convivência em sociedade. Fazer fofoca com os amigos, escutar uma palestra sobre experiências de outros profissionais, transmitir informações na Internet e narrativas humanizadas são formas de compartilhar informações com outras pessoas. Nos negócios digitais, isso também pode ser feito com o storytelling, uma maneira de deixar sua produção de conteúdo mais específica e engajar novos clientes com seus relatos e propósitos.
Traduzido como contagem de histórias, o storytelling é uma aposta do marketing digital baseada na ideia de compartilhar a jornada daquele perfil ou marca para seus seguidores, pontuando seus diferenciais, seu foco e estabelecendo maior contato com seus leads. Essa é uma técnica que ajuda a promover a empresa por meio da persuasão, ao vender seus serviços de forma indireta, utilizar vários canais comunicativos para publicidade, como as redes sociais ou a televisão, e produzir conteúdo.
Para fazer um storytelling, você precisa identificar os mecanismos que terá à sua disposição com o veículo de comunicação escolhido, como a utilização dos stories do Instagram ou postagens regulares no feed. Em seguida, é necessário identificar os caminhos que você irá traçar para a narração da história, a ordem dos fatos e a sustentação do conteúdo apresentado. A partir disso, é possível criar uma narrativa consistente e contínua, com uma linha ininterrupta dos fatos e adicionando uma experiência de aproximação do leitor, além de exemplificar partes ou toda a trajetória do seu negócio e seus valores.
Fora a aplicação do storytelling para delinear sua história até o presente momento, essa ferramenta também pode ser usada para despertar uma reação, alerta, sentimento ou curiosidade sobre seus serviços, instigando o cliente a ir atrás de seus produtos. Um exemplo disso foram os relatos que a Dove utilizou com a campanha “Retratos da Real Beleza”, mostrando as histórias de seus consumidores, principalmente do público feminino, por meio de vídeos e dinâmicas audiovisuais sobre aparência. Esse foi um storytelling que aproximou a narrativa dessas mulheres a outros telespectadores ao redor do mundo, instigando o uso dos produtos Dove por novos clientes devido à mensagem transmitida, que gerou empatia.
Outra campanha famosa que utilizou o storytelling para mostrar seu posicionamento e abrir a marca para novos públicos foi O Boticário no dia dos namorados de 2015, com a propaganda “Toda Forma de Amor”. Essa narração contava com vários casais, de diferentes opções sexuais, cleros e raças, presenteando seus amados com um produto da marca. Isso engajou todos os consumidores que se identificaram com a mensagem e fez com que a empresa se tornasse relevante até para aqueles que não gostaram da ideia.
Nos negócios, a estruturação da narrativa é uma das partes mais importantes do storytelling. Para isso, é preciso definir o propósito para a campanha e relacionar a história com o uso da marca. Só assim, será possível criar conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços. Foque ainda na personalidade que você está criando para a empresa e sinalize os diferenciais e vantagens que os leads terão com o consumo de seus produtos. Utilize atributos básicos para qualquer história, como personagens, ambientação, conflitos e a mensagem em si. Nela, é importante não deixar “pontas soltas” e cumprir com o objetivo inicial.
É claro que essas são algumas dicas valiosas de muitas outras que ainda compartilharemos com vocês. Por isso, se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Estamos pronto para atender e ajudar.